Quando ficamos ansiosos...
- Andressa Ribas
- 17 de jun. de 2025
- 2 min de leitura
Eu quase não fui fazer a prova do TRT 21 porque pensei que não daria conta daquele edital. Achei que ainda estava faltando muito. Essa foi a prova em que eu fiquei em terceiro lugar.
Hoje eu entendo que, embora eu não tivesse no nível de preparação que eu considerava ideal, eu já estava mais do que preparada. Porém, ao olhar para os meus estudos, naquele momento, eu olhava só para o que ainda faltava e não para tudo que eu já havia feito. Curiosamente, em relação a esse edital em específico, o que eu já havia feito era muito maior do que faltava. Mas a falta, por menor que seja, sempre se sobressaí mais.
Diariamente, eu vejo concurseiros dizendo “sempre falta algo”, “nunca vou estar pronta/o”. E isso é verdade! Sempre falta algo e a gente nunca fica 100%. Mas e será que precisamos chegar nos 100% para sermos aprovados? Será que o esforço diário para chegar nos 100% não é o que nos aprova?
Eu posso dizer para vocês, com tranquilidade, que passei em 9º e em 3º sem nunca ter chegado no que EU considero 100%. Mas, em contrapartida, até o último segundo da minha prova, me esforcei para chegar nos 100%.
Entende o que eu quero te dizer?

Muitas vezes o nosso perfeccionismo e a nossa autocobrança fazem com que a nossa régua se eleve tanto que ninguém passa nela, muito menos nós. E por isso, sempre falta, nunca fica pronto, nunca está bom o suficiente.
O que não significa, no entanto, que isso por si só seja um impeditivo para aprovação. Afinal, os aprovados também são pessoas que chegaram lá sentindo que faltava algo, sabe?
A falta e a imperfeição fazem parte da nossa humanidade, meus queridos. Inclusive, é o que nos motiva a seguir em frente. Ora, se alcançassemos a perfeição em tudo, o que nos desafiaria a seguir construindo?
Que esse sentimento de falta te seja combustível pra seguir caminhando e não mais um peso a ser carregado.
E pra quem faz prova nesse domingo: que tal olhar pra tudo que já foi feito? Nem que seja só por um minuto?
Pra chegar aonde a gente quer, é importante lembrar da onde a gente veio. E eu sei que você já percorreu muito!
Me conta aqui nos comentários se essa reflexão fez sentido para você!
Um beijo 💚

![[ C O R A G E M ]](https://static.wixstatic.com/media/045a13_58684484e080464ca6f4224cc8dc4cf4~mv2.png/v1/fill/w_479,h_601,al_c,q_85,enc_avif,quality_auto/045a13_58684484e080464ca6f4224cc8dc4cf4~mv2.png)


Comentários